Skip to content

Múmias que gritam

2009/03/22

Fonte: Flickr. Autora:kimberlykv. Licença: CC-by-sa

A página da “Archeology Magazine” tem um artigo bastante interessante de Mark Rose no qual se procura explicar porque é que algumas múmias transmitem a impressão de estarem a gritar. O fenómeno regista-se em múmias criadas naturalmente (por exemplo, graças ao gelo ou às areias do deserto), bem como  em múmias “fabricadas” pelo homem.  As múmias que gritam foram encontradas em locais tão distantes uns dos outros como o Peru ou a Itália.

No Egipto as duas múmias que gritam mais famosas foram achadas no chamado esconderijo de Deir el-Bahari, sendo designadas como “Homem Desconhecido E” e “Mulher Desconhecida A” (como os nomes sugerem não se conhece a identidade das múmias). Há pouco tempo o “National Geographic” dedicou um documentário à primeira múmia, que se especula ser um dos filhos de Ramsés III.

As múmias que gritam têm capturado a imaginação popular desde finais do século XIX, tendo se construído histórias segundo as quais a pessoa mumificada teria falecido em circunstâncias horríveis, gravadas na sua cara. Como refere Mark Rose, estas múmias inspiraram filmes como “A Múmia”, cujos cartazes mostram precisamente múmias que gritam.

Para perceber porque algumas múmias parecem estar a gritar leia o artigo completo na “Archeology Magazine“. A explicação até que é bastante simples.

One Comment leave one →
  1. 2014/08/11 23:29

    Na verdade, ja està concretizado que a muimia homem desconhecido E, é sim filho de Ramses III, ele teve esse fim pois matou o próprio pai para ser faraó.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: