Skip to content

Uma múmia no Facebook

2009/02/11

A rede social Facebook celebrou há alguns dias cinco anos de existência. Revelador do impacto do Facebook é o facto do Instituto Oriental de Chicago ter criado um perfil de uma das suas múmias no sítio, como parte de uma campanha de divulgação da exposição “The Life of Meresamun: A Temple Singer in Ancient Egypt”.

Sarcófago de Meresamon.

Fonte: Flickr. Autora: Feministjulie. Licença: CC-by-nc-nd-2.0

Meresamun (nome que significa “Ela vive para Amon” e cuja adaptação ao português é Meresamon) viveu por volta de 800 a.C., talvez em Tebas, onde desempenhou a função de cantora no interior do templo de Amon. Estes elementos são revelados no seu sarcófago, adquirido no Egipto em 1920 por James Henry Breadsted, fundador do Instituto Oriental de Chicago. Apesar do sarcófago nunca ter sido aberto, a múmia no interior foi estudada através de raios-X, e mais recentemente, através de tomografia computadorizada. Esta tecnologia permitiu conhecer a múmia, sem a danificar. O seguinte vídeo do YouTube dá uma ideia de como se fizeram os testes.

Os resultados obtidos serão divulgados na referida exposição – que abriu ao público a 10 de Fevereiro e que se prolonga até 6 de Dezembro – através de um vídeo do qual fará parte a reconstituição da cara e do corpo de Meresamon. Integram ainda a exposição objectos que Meresamon teria usado no exercício das suas funções religiosas e na sua vida diária. O catálogo da exposição é disponibilizado gratuitamente em formato PDF pelo Instituto Oriental no seguinte endereço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: