Skip to content

Museu Britânico celebra 250 anos de abertura ao público

2009/01/15

Pedra de Roseta, Museu Britânico

Pedra de Roseta, Museu Britânico. Licença CC-by-2.0

A 15 de Janeiro de 1759 o Museu Britânico abriu pela primeira vez as suas portas ao público. O museu tem as suas origens na colecção privada do naturalista Hans Sloane, que a legou ao rei Jorge II em troca do pagamento de 20 mil libras às suas duas filhas. O monarca mostrou-se pouco interessado, pelo que o parlamento tomou a iniciativa de aceitar a proposta de Sloane. Por esta razão, o Museu Britânico é considerado como o “museu do povo”, sendo de entrada livre.

A colecção original de Sloane era de cerca de 71 mil objectos, mas esta cresceu ao longo dos anos com a aquisição de peças como a Pedra de Roseta, que o Egipto actualmente quer de regresso ao país (a Grécia também já reclamou o retorno das esculturas do Partenon). O Museu Britânico possui hoje cerca de 7 milhões de objectos, a maioria dos quais não se encontra em exposição.  Mas conforme refere este vídeo da BBC News qualquer pessoa pode pedir para ver as peças “escondidas”.

Pelas 18, 30 h de hoje terá lugar nas instalações desta instituição uma conferência proferida pelo director do museu, Neil MacGregor, subordinada ao tema “O que significa ser um museu mundial?”.  Uma versão áudio do evento estará disponível amanhã, possivelmente neste link.

Entre o material que se encontra no YouTube sobre o museu, seleccionou-se esta visita criada pelo utilizador “kensignton25”. Parabéns ao Museu Britânico!

One Comment leave one →
  1. fernando soares junior permalink
    2011/03/01 15:33

    Isso tudo é fascinante, é como se não precisase ir para o égito. Pois quase toda sua história se encontra nesse ambiente fechado e de grande importância para toda a sociedade mundial. Enquanto a própria sociedade égipcience está desvalorizando a sua história com furtos e destruição de objetos extremamante valiosos tanto da riqueza própriamente dita como da parte cultural que na minha opinião é a parte mas importante disso tudo, paises como a Inglaterra,Grécia e outros tem a responsábilidade de assegurar não só para a sociedade atual mas para as proxímas gerações do qual não tem idéia da importancia dessa história da humanidade que se encontra no égito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: