Skip to content

Conheça uma múmia de nome Demétrio

2008/07/28

Este blogue tem recebido muitas visitas de pessoas à procura de informações sobre o terceiro filme da série “A Múmia”, que abordamos num post. Pensamos, por isso, em convidar os nossos visitantes a conhecer uma verdadeira múmia do Antigo Egipto. Trata-se da múmia de um homem que foi encontrada num cemitério de Hauara, Egipto, no ano de 1911 e que está hoje no Museu de Brooklyn em Nova Iorque.

Demétrio morreu, segundo sugerem os testes de carbono 14, por volta do ano 39 da nossa era. Em 2007 foi feita uma tomografia computadorizada (TAC) à múmia nas instalações do North Shore University Hospital, a partir da qual se concluiu que Demétrio teria mais de 50 anos quando faleceu. A sua múmia foi embrulhada em faixas de linho pintadas a vermelho. Dado que nessa altura o Egipto estava fortemente impregnado pela cultura helénica, a múmia exibe um retrato à maneira grega em vez de uma máscara ao estilo tradicional egípcio.

Esta múmia é uma das nove múmias humanas do Museu de Brooklyn e deixou as instalações da instituição para integrar a exposição itinerante “To Live Forever”, que está até Setembro no Indianapolis Museu of Art (IMA), Estados Unidos da América.

No vídeo que aqui exibimos, Lisa Bruno do Museu de Brooklyn, apresenta a múmia e fala nos desafios que se colocaram para transportá-la para fora da instituição. Se quiser saber mais a respeito de Demétrio, clique aqui.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: