Skip to content

Exposição “Rainhas do Egipto” no Mónaco

2008/07/12

Abre hoje ao público a exposição “Rainhas do Egipto” no Grimaldi Forum, Mónaco.

A exposição é composta por cerca de 250 obras de arte, emprestadas por instituições como o Museu Egípcio do Cairo, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, o Museu do Louvre, o Museu Britânico ou o Museu Egípcio de Turim sobre o papel que as mulheres da elite ocupavam na antiga civilização egípcia. A curadora da exposição é Christiane Ziegler, directora do departamento de Antiguidades Egípcias do Museu do Louvre entre 1993 e 2007.

Algumas peças serão exibidas pela primeira vez na Europa. É o caso da estátua colossal da rainha Tié descoberta em Karnak, que se encontra na sala consagrada à temática do exercício do poder.

A exposição abre com Cleópatra, a mais famosa das rainhas do país do Nilo que na realidade era mais macedónia do que egípcia, pois descendia de Ptolemeu, um dos generais de Alexandre Magno. Sobre esta rainha será possível ver uma estátua em basalto negro onde a monarca surge representada à maneira egípcia, assim como as jóias usadas pela actriz Elizabeth Taylor no filme de 1963.

Seguem-se várias salas dedicadas ao diferentes papéis desempenhados por estas mulheres, como o de mãe, esposa, filha e concubina. Destas salas destacam-se peças como a estátua em alabastro do faraó Pepi II no colo da sua mãe, uma reconstituição do quarto de Hetep-heres (mãe de Khufu ou Quéops, o faraó da grande pirâmide) ou o tesouro das rainhas sírias do faraó Tutmés III. Há ainda espaço para o beijo entre Akhenaton e Nefertiti perante as duas filhas do casal (uma raridade entre as antigas representações dos faraós), assim como para se abordar o lugar destas mulheres na religião.

A última parte é dedicada a Tausert, rainha da XIX dinastia que serviu de inspiração a Théophile Gautier na escrita do “Romance da Múmia”.

Dados da exposição

Data: 12 de Julho a 10 de Setembro de 2008

Horário: 10h-20h. Às quintas e sábados, horário alargado até às 22h.

Preço: 10 Euros

Para mais informações visite a página do Grimaldi Forum.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: