Skip to content

Descobertas em Sakara

2008/07/05

Uma equipa de arqueólogos egípcios, liderada por Zahi Hawass (secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades daquele país), anunciou a descoberta em Sakara de uma pirâmide.

A pirâmide em causa já tinha sido mencionada nos trabalhos de Karl Richard Lepsius, um egiptólogo alemão do século XIX, mas até hoje não tinha sido encontrada devido a estar coberta por areia. Para Zahi Hawass, esta seria a pirâmide de Menkauhor, faraó da V dinastia no Império Antigo.

Sakara, situada a cerca de 20 quilómetros da moderna cidade do Cairo, serviu como necrópole da antiga Mênfis. Neste sítio arqueológico encontram-se ruínas que vão desde a I dinastia à época do Egipto cristão. Talvez o monumento mais conhecido de Sakara seja a chamada “pirâmide em degraus” do faraó Djoser (III dinastia).

A mesma equipa anunciou igualmente a descoberta em Sakara de uma secção da chamada “Avenida das Esfinges” e de um bloco em calcário com inscrições do faraó Ptolemeu V.

A BBC Brasil tem uma reportagem sobre o assunto (que inclui video) e que pode ser lida aqui. Para uma pequena galeria fotográfica da descoberta visite esta página.

Fonte: “New Discoveries at Saqqara“, página oficial de Zahi Hawass

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: