Saltar para o conteúdo

Cleópatra e a sua irmã Arsínoe

2009/03/16

A BBC exibirá no próximo 23 de Março um documentário intitulado “Cleopatra: Portrait of a Killer” (“Cleópatra: Retrato de uma Assassina”) que será dedicado às vítimas da rainha ptolemaica, entre as quais se encontram a sua irmã Arsínoe (63 a.C. – 41 a.C.).

Arsínoe era mais nova que Cleópatra, mas parece ter partilhado o mesmo grau de ambição. Em 48 a.C. Júlio César fez com que ela e Ptolemeu XIV se tornassem co-regentes de Chipre, enquanto que Cleópatra e Ptolemeu XIII seriam co-regentes do Egipto. Insatisfeita com a posição, Arsínoe viaja para Alexandria, então capital do Egipto, onde promove uma revolta que resulta na sua aclamação como governante. Contudo, pouco tempo depois  é derrotada pelos romanos. César passeia-a como prisioneira em Roma, tendo depois permitido que ela se mudasse para o templo de Ártemis em Éfeso. Anos mais tarde Cleópatra, temendo a influência e ambição da irmã, pede a Marco António que a mande matar. Pode parecer chocante para a mentalidade moderna, mas na época e sobretudo nestes círculos do poder, a coisa resumia-se a matar ou ser-se morto.

Em 1926 foi encontrado num túmulo de Éfeso um sarcófago que continha um crânio. Na década de 90, Hilke Thur, da Academia Austríaca das Ciências, lançou a hipótese deste crânio ser o de Arsínoe, teoria que vem  agora a ser confirmada por um estudo forense.  Com base em tecnologia informática foi possível reconstituir o aspecto de Arsínoe, que seria o que se pode ver imagem que ilustra esta notícia do “The Times”. O estudo do crânio sugere que Arsínoe tinha características europeias, egípcias e negras. Dado que Arsínoe e Cleópatra partilhavam o mesmo pai, especula-se que Cleópatra seria também uma “mestiça”.

O jornal “Destak” traz hoje uma notícia sobre o assunto que poder ler aqui. A BBC Brasil também dedicou uma notícia à descoberta. Na versão internacional da BBC o arqueólogo Neil Oliver, apresentador do documentário, faz um resumo da descoberta num clipe áudio.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: